28 de março de 2011

em cada rosto igualdade

Apresentação / regulamento

“Ocupar Abril, tomar de assalto o mês de Maio” é o desafio lançado pelo Núcleo do Norte da Associação José Afonso.

Dentro deste espírito, as Associações “A Cadeira de Van Gogh”, “Os Cadernos do Caos” e a AJA Norte são parceiros no projecto “Em Cada Rosto Igualdade”, através do qual se pretende reafirmar os valores Humanos de Fraternidade, Igualdade e Liberdade que José Afonso sempre defendeu tanto através da sua música, como pela sua postura de Homem perante o Mundo.
O projecto, alicerçado num manifesto, é dirigido a todos quantos se reconheçam na sua universalidade. Será um espaço de convivência, antecipando desde já o mundo melhor que todos desejamos.

Concretizar-se-á através da realização de uma exposição de fotografia apresentada em dois formatos: um on-line numa página web e outro multimedia a projectar em espaços públicos.

Abrimos este projecto à subscrição de todos os que se assumam iguais entre gente igual, e se revejam no seu manifesto.

A subscrição não se realiza através de simples assinatura, mas sim através do envio de uma foto do seu rosto, acompanhada de uma frase, um pequeno texto ou poema (que poderá ser ou não da autoria do subscritor) que ilustre a ideia subjacente ao projecto.

Assim, pedimos a todos os que se queiram associar a este projecto para enviar os elementos referidos e também o seu nome e local onde habita para o email emcadarostoigualdade@gmail.com até 31 de Maio de 2011.

A qualquer momento poderá retirar a sua foto, se assim o desejar, bastando para isso comunicar-nos essa vontade através do mesmo email.

A exposição manter-se-á acessível ao público entre Abril e Maio de 2011, e a sua divulgação será feita através da web e iniciativas públicas das entidades organizadoras e de outras entidades que solicitem a sua cedência.


--------------------------

Manifesto
Vivemos num mundo doente!

Doente, um mundo que circula indiferente perante Seres Humanos que vivem no chão da rua e comem de uma sopa nada mais que caridosa.

Doente, um mundo que assume como lei natural meia dúzia possuírem algarismos virtuais que os torna bem alimentados, bem vestidos, bem vividos, perante milhões de outros que, sem algarismos virtuais, sobrevivem de uma fome bem real.

Doente, um mundo em que a propriedade do Ter, roubou a dignidade de Ser.

Doente, um mundo que ajuíza o que cada um é pelo que cada qual possui, assim pretendendo fazer crer que entre seres iguais um possa ser mais e outro menos.

Não!
Não chegamos ao fim da História!
Porque o sabemos reclamamos um outro mundo!

Nós ousamos contrariar as regras com que nos tentam ajoelhar todos os dias.
Nós queremos construir um Mundo mais são, justo e digno para todos os seres.
Nós assumimos que o que nos estrutura enquanto Seres Humanos é a forma como vemos o outro.
E em cada rosto desconhecido, triste ou feliz, rude ou amável, amargo ou gentil vemos um Ser Humano Igual.

O Mundo que queremos é outro!
O que queremos é um Mundo de gente igual por dentro e gente igual por fora!
O Mundo que queremos é a Terra da Fraternidade - sentida, vivida e contada por José Afonso.

Em cada esquina um amigo
Em cada rosto igualdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário